Uma pane global causou instabilidade nos serviços do Instagram e do Facebook nesta terça-feira (5). A interrupção começou por volta das 12h30, afetando milhões de usuários em diversos países.
O site Downdetector, que monitora reclamações de usuários sobre aplicativos e sites, registrou um grande número de queixas. No Brasil, foram mais de 40 mil reclamações relacionadas ao Facebook e 30 mil ao Instagram. Nos Estados Unidos, as reclamações ultrapassaram 580 mil para o Facebook e 90 mil para o Instagram. No Reino Unido, mais de 150 mil reclamações foram feitas sobre o Instagram, e mais de 25 mil sobre o Facebook.
Andy Stone, diretor de comunicações da Meta, controladora do Facebook e do Instagram, confirmou que a instabilidade foi causada por um problema técnico. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Stone declarou: “Ontem cedo, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldade em acessar alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”
Durante a pane, os usuários do Instagram relataram dificuldades para carregar o feed da rede social, com mensagens de erro como “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. No Facebook, os usuários foram deslogados e não conseguiam entrar de volta em seus perfis.
Embora o WhatsApp, também de propriedade da Meta, tenha apresentado alguma instabilidade, o número de reclamações foi significativamente menor em comparação com as outras plataformas da empresa.
A instabilidade começou a diminuir por volta das 14h, e os serviços foram sendo restaurados gradualmente para os usuários afetados.